Por meio desse canal os alunos poderão acessar:
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Objetivos
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
Sobre os resultados
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa vigente. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
Referência:
http://portal.inep.gov.br/enade acesso em: 11 de setembro de 2018.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.
Texto explicativo sobre os links dos cursos.
Prova 2019
Prova 2016
Prova 2013
Prova 2010
Provas 2007
Prova 2004
Prova 2019
Prova 2016
Prova 2013
Prova 2010
Prova 2007
Prova 2004
Provas 2019
Provas 2016
Provas 2013
Provas 2010
Provas 2007
Provas 2004
Prova 2022
Prova 2018
Prova 2015
Prova 2012
Prova 2009
Prova 2006
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.
O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.
Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.
Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.
Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Em 2011: Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.
Em 2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Em 2014: cursos que: conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; e Engenharia. Conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras-Português; Matemática; e Química. Conferem diploma de licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras-Português e Espanhol; Letras-Português e Inglês; Música; e Pedagogia. Conferem diploma de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Gestão da Produção Industrial; e Redes de Computadores.
Conforme a Portaria Normativa nº. 03, de 06 de março de 2015, serão avaliados pelo Enade 2015 os cursos que:
Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15 (horário oficial de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação no Enade 2015 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.
Estão habilitados ao Enade 2015 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.
Estudantes ingressantes são aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2015, devidamente matriculados, e que tenham de zero por cento a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015.
Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015; e
Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015.
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES. Em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.
Em 2015 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade 2015 e inscritos pela respectiva Instituição de Educação Superior serão convocados para a prova.
O estudante poderá, eventualmente, acumular a dupla situação de concluinte em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2015. Nessa situação, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cartão de Informação do Estudante. Destaca-se que a situação de dupla graduação é reconhecida apenas quando verificada a dupla frequência a cursos avaliados pelo Enade 2015. Os estudantes em situação de dupla graduação, acumulando caracterização como ingressante e concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2015, não poderão optar por uma das avaliações, haja vista a dispensa da participação na prova na condição de ingressante, conforme Portaria Normativa nº. 03/2015. Nesse caso, a obrigação está restrita à situação de concluinte e, por essa razão, é descabida a opção por uma das provas.
O Inep, após a aplicação de provas e processamento da participação do estudante, registrará a situação de dupla graduação (na situação de concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2015) para o estudante, a partir da verificação de presença a uma das provas, conferindo situação de dispensa para o curso em que o estudante não tenha participado da prova na mesma condição de concluinte habilitado ao Enade 2015. A informação estará disponível por meio do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2015.
O estudante concluinte habilitado ao Enade 2015, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).
O art. 6º da Portaria Normativa nº. 03/2015 prevê, em seu § 2º, as situações de dispensa de estudantes junto ao Enade 2015. Os estudantes que se enquadram nestas situações não precisam ser inscritos para participar do Exame:
"§ 2º Ficam dispensados do ENADE 2015:
Estudante não inscrito para participação no Enade não poderá participar do Exame. A IES é responsável pela inscrição do estudante habilitado, conforme § 6º do art. 5º da Lei nº. 10.861/2004 e art. 9º da Portaria Normativa nº. 03/2015. O estudante que se sentir prejudicado poderá fazê-la responder judicialmente pelo não cumprimento da legislação.
Conforme disposto no art. 5º, § 7º da Lei nº. 10.861/2004, a não inscrição de alunos habilitados para participação no Enade, nos prazos estipulados na Portaria Normativa nº. 03/2015, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura pela IES de processo seletivo para os cursos referidos no artigo 1º da Portaria Normativa do Enade 2015.
O estudante poderá consultar a sua inscrição, durante o período de 12 a 21 de agosto de 2015, por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br e, caso necessário, solicitar à sua IES a regularização ou sua inscrição para participação no Enade 2015.
O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
De acordo com o Artigo 14 da Portaria Normativa 03/2015:
"§ 3º O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2015."
Conforme disposição do art. 8º da Portaria Normativa nº 03, de 06 de março de 2015, os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao Enade deverão regularizar a situação sendo inscritos no Enade 2015.
Serão considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o Exame, fora das hipóteses de dispensa referidas nos §§ 2o, 3o, 4o e 5o do artigo 33-G da Portaria Normativa no 40/2007, em sua atual redação.
Caberá às respectivas IES, no período de 15 a 26 de junho de 2015, a inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular inscritos nos termos do art. 8º da Portaria Normativa no 03/2015, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2015 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.
Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho. Observe, nesse caso, as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas. Importante lembrar que as informações prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua instituição de educação superior – IES no momento de sua inscrição no Enade (inclusive sem acentuação gráfica). Caso o sistema esteja apresentando inconsistência em relação aos dados informados, entre em contato com sua IES para esclarecimentos acerca das informações que a mesma cadastrou em seu nome. Após gerar senha é possível acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endereço eletrônico.
Lembramos que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.
A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da nº. Lei 10.861/2004 e art. 9º da Portaria Normativa nº. 03/2015. Em 2015, a lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP, para consulta pública, durante o período de 12 a 21 de agosto de 2015. Neste período, os estudantes poderão solicitar junto à própria IES eventuais inclusões e/ou retificações em relação às inscrições efetuadas.
A inscrição ao Enade 2015 está dividida em dois momentos: inscrição de irregulares de anos anteriores (de 15 a 26 de junho de 2015) e inscrição de ingressantes e concluintes habilitados ao Enade 2015 (de 06 de julho a 07 de agosto de 2015).
O Inep torna disponível por meio do endereço eletrônico http://www.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br, as instruções e os instrumentos necessários às IES para o cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao Enade 2015, com destaque para a Portaria Normativa nº. 8/2015 e Manual do Enade 2015.
O período de cadastramento eletrônico (inscrições) dos estudantes habilitados será:
1. Identificação dos estudantes irregulares de anos anteriores e estudantes ingressantes e concluintes de 2015. Identificar, por meio do serviço de controle acadêmico, todos os estudantes em situação irregular junto ao Enade 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e/ou 2012, 2013 e 2014 desenvolvendo mecanismos operacionais que assegurem a cada estudante a atualização do seu cadastro pessoal. Identificar, também por meio do serviço de controle acadêmico, todos os possíveis concluintes e ingressantes habilitados ao Enade 2015.
2. Atualização cadastral dos cursos de graduação junto ao Sistema e-Mec.
3. Enquadramento dos cursos que possuam estudantes irregulares de anos anteriores ou habilitados ao Enade 2015 nas respectivas áreas de abrangência do Enade 2015, seguindo orientações da Portaria Normativa nº. 03/2015, do Manual do Enade 2015 (a ser publicado em 22/05/2015) e as instruções divulgadas pelo Inep por meio dos endereços eletrônicos http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br.
4. Processamento das Inscrições de estudantes irregulares (15 a 26 de junho) e de estudantes habilitados (06 de julho a 07 de agosto) seguindo orientações da Portaria Normativa nº. 03/2015, do Manual do Enade 2015 e as instruções divulgadas pelo Inep por meio dos endereços eletrônicos http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br.
5. Após a disponibilização da listagem de estudantes inscritos para consulta pública (12 a 21 de agosto), realizar o processamento das inclusões e/ou retificações identificadas pelos próprios estudantes.
O estudante que estiver vinculado ao curso, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da IES), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.
É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da IES e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo o TCC para concluir o curso.
O Inep disponibiliza, por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br, as instruções e os instrumentos necessários às IES para o cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao Enade 2015.
Além disso, o Manual do Enade 2015, disponível por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br, descreve os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame.
O Enade 2015 será censitário, ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela IES serão submetidos ao Exame.
Até o dia 19 de setembro de 2015, o Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade 2015 por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br (restrita aos coordenadores de cursos). A IES é responsável pela ampla divulgação, junto ao próprio corpo discente, da lista de estudantes selecionados para o Enade 2015.
A Portaria Normativa nº. 03/2015 determina que o estudante seja distribuído para a prova em observação ao município de funcionamento do próprio curso de graduação. Os estudantes de cursos oferecidos na modalidade de educação a distância serão alocados no município do polo de apoio presencial ao qual estejam vinculados, desde que o polo de apoio presencial esteja cadastrado no Sistema e-Mec até 29 de agosto de 2015.
O mesmo dispositivo legal faculta a possibilidade de alteração de localidade de prova para estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e para estudantes da modalidade de educação a distância. A IES, durante o período de 12 a 31 de agosto de 2015, por meio da funcionalidade alteração de localidade de prova, poderá alterar a localidade de prova inicialmente atribuída ao estudante, dentre as diversas opções de localidades de prova previstas para a respectiva área de abrangência no Enade 2015.
Obs: A alteração da localidade de prova (município) é de responsabilidade exclusiva da Instituição de Educação Superior e só poderá ser efetuada por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br durante o período de 12 a 31 de agosto de 2015.
1. A Portaria Normativa nº. 03/2015 determina que a informação do local de prova seja sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, para fins de cumprimento da obrigatoriedade instituída pela Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação. Assim, apenas o próprio estudante terá acesso à informação do seu local de prova por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br, durante o período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante.
2. A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer, no local, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia). Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.
3. Não será permitido o acesso ao local de prova após as 13h (horário oficial de Brasília).
As possibilidades de dispensa de inscrição no Enade 2015 estão previstas em dois dispositivos legais:
A - Portaria Normativa nº 03/2015;
B - Portaria Normativa nº 40/2010. São elas:
a) Conforme o art. 6º da Portaria Normativa nº 03/2015, estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015 e estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
b) Conforme o art.33-G da Portaria Normativa n°.40, estudante cujo ingresso ou conclusão no curso não coincidir com os anos de aplicação do ENADE respectivo, observado o calendário trienal terá no histórico escolar a menção, "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão do calendário trienal" e o estudante cujo curso não participe do ENADE, em virtude da ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais ou motivos análogos, terá no histórico escolar a menção "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão da natureza o curso".
Cabe ao presidente do Inep designar os professores que integrarão as Comissões Assessoras de Avaliação e suas atribuições e competências.
As Comissões Assessoras de Avaliação são responsáveis pela definição das diretrizes e pela formulação das matrizes de prova que serão aplicadas no Enade 2015.
As diretrizes para as provas do Enade 2015 serão estabelecidas pelas Comissões Assessoras de Avaliação de Áreas e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral, que definiram competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada. As portarias que estabelecerão as diretrizes para o Enade 2015, por área e cursos superiores de tecnologia, estarão disponíveis no site do Inep e poderão ser acessadas através do link: http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2015.
As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha.
1. Formação Geral = 25%
2. Componente específico = 75%
Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15 (horário oficial de Brasília) do dia 22 de novembro de 2015, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13h (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A lista de presença será disponibilizada apenas após 1 hora do inicio da prova.
A participação no Enade 2015 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença pode comprometer a regularidade junto ao Enade 2015.
O estudante deverá conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando o horário estabelecido para sua apresentação – 12h15 (horário oficial de Brasília). O período de tolerância para apresentação ao local de prova está restrito a 12h15 (horário oficial de Brasília) e 13h (horário oficial de Brasília), tendo como referência a hora local informada por companhia telefônica. Cabe ao estudante a observação e adequação às diferenças de horário em decorrência de fuso horário ou adoção do horário de verão na respectiva unidade da Federação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz conhecer a toda a sociedade e instituições educativas, com antecedência, as datas dos exames que realiza. Tendo em vista este objetivo, fez divulgar com mais de seis meses de antecedência a data de realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2015, agendada para o dia 22 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília, por meio de diversos canais de comunicação do instituto (como sítio eletrônico, Seminários ENADE e Manual do Enade), inclusive a imprensa nacional (escrita e falada).
Apesar disso, dada à proporção do Exame e do país, bem como dos diversos interesses dos participantes nos 27 estados da federação, torna-se impossível prever e impedir que na data marcada para o ENADE, ainda que com antecedência, sejam agendados outros exames e concursos. Diante do exposto, lamentamos a concomitância de datas e reiteramos que, infelizmente, a data do Enade não poderá ser alterada.
Salientamos que o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de avaliar os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridas e desenvolvidos pelos estudantes da Educação Superior (ES) ao longo de sua formação acadêmica. A obrigatoriedade do Enade é estabelecida na Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação, no art. 33-G, que indica o Exame como componente curricular obrigatório dos cursos superiores. E que deve constar no histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova, a data de sua realização ou dispensa oficial do Enade conferida pelo Ministério da Educação.
O preenchimento do Questionário do Estudante também é obrigatório de acordo com o art. 14º da Portaria Normativa nº 3, de 6 de março de 2015 que estabelece as regras do Exame no ano de 2015. Portanto, o estudante selecionado que não comparece ao Exame e/ou não preenche o Questionário do Estudante fica em situação irregular junto ao Enade.
Em dezembro de 2015, o Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2015, por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br, que permitirá a IES registrar no histórico escolar do estudante a sua situação junto ao Enade.
Os relatórios de estudantes em situação regular junto ao Enade estão disponíveis no endereço eletrônicohttp://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Relatório de Presença.
Para acesso aos relatórios de presença das edições do Enade de 2004 a 2009, a IES deverá fornecer os códigos de IES, curso e habilitação, além do CPF do coordenador da habilitação, conforme cadastro no SiedSup. Para acesso aos relatórios do Enade 2010 e subsequentes, a IES deverá fornecer os códigos de IES e curso, além do CPF do coordenador do curso, conforme cadastro no e-MEC.
O Conceito Enade é calculado para cada curso, tendo como unidade de observação a instituição de ensino superior – IES, o município da sede do curso e a área de avaliação.
A Nota Enade do curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes na Formação Geral e no Componente Específico. A parte referente à Formação Geral contribui com 25% da nota final, enquanto a referente ao Componente Específico contribui com 75%.
O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.
Para mais informações, acesse as notas técnicas disponíveis em http://portal.inep.gov.br/enade/notas-tecnicas.
O Curso fica sem conceito Enade (SC) quando não reúne condições que possam estabelecer o cálculo do mesmo. Como exemplo, pode-se citar os casos em que menos de dois estudantes concluintes selecionados participam da prova.
Para mais informações, acesse as notas técnicas disponíveis em http://portal.inep.gov.br/enade/notas-tecnicas.
1. Boletim de Desempenho do Estudante
2. Relatório do Curso
3. Relatório da Área
4. Relatório da Instituição
5. Resumo Técnico
Na página do Inep http://portal.inep.gov.br, no menu correspondente ao Enade, estão disponíveis todos os relatórios produzidos a partir da aplicação do Exame.
No segundo dia de visita ao Brasil, o presidente da Transparência Internacional propôs que o país adote medidas contra a corrupção. José Carlos Ugaz foi ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministério Público Federal e falou em parcerias. A Transparência Internacional é uma organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. […]
No segundo dia de visita ao Brasil, o presidente da Transparência Internacional propôs que o país adote medidas contra a corrupção.
José Carlos Ugaz foi ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministério Público Federal e falou em parcerias. A Transparência Internacional é uma organização não-governamental que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção. Ugaz disse que a corrupção no Brasil é sistêmica, afeta todo o país, e, por isso, é preciso fazer grandes reformas.
A Transparência Internacional sugere seis linhas de ação:
– aumentar a troca de informações entre órgãos de controle do governo;
– criar em cada órgão do governo um setor que garanta a transparência;
– departamentos de combate à corrupção na Polícia Federal e no Ministério Público;
– novas leis e normas para garantir mais transparência, inclusive no Congresso;
– fortalecer o controle social sobre a atuação do governo;
– criar um fundo anticorrupção.
Esse esforço para combater a corrupção também passa pelo Poder Legislativo. Por isso, o presidente da Transparência Internacional foi ao Congresso para conversar com alguns parlamentares.
Com a Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, ele discutiu as dez medidas para combater a corrupção que têm mais de 2 milhões de assinaturas de apoio e estão na Câmara desde março. A comissão especial que vai analisar o projeto até hoje não foi instalada.
“Os deputados têm que responder essa demanda. O Brasil está esperando uma resposta à altura da gravidade do problema da corrupção e essa mensagem a gente veio trazer ao debate com os parlamentares no dia de hoje”, disse o representante da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão.
Fonte: JN/G1
O terror voltou a atacar um aeroporto estratégico para o mundo, desta vez o de Istambul, a maior cidade da Turquia. Até o momento, as autoridades confirmaram 36 mortos e mais de cem feridos. As imagens registradas pelo celular mostram o pânico no aeroporto internacional de Ataturk logo depois das explosões. Pelos corredores, passageiros correm […]
O terror voltou a atacar um aeroporto estratégico para o mundo, desta vez o de Istambul, a maior cidade da Turquia. Até o momento, as autoridades confirmaram 36 mortos e mais de cem feridos.
As imagens registradas pelo celular mostram o pânico no aeroporto internacional de Ataturk logo depois das explosões.
Pelos corredores, passageiros correm assustados. As informações no começo falavam em dez mortos e 20 feridos, mas aos poucos esses números foram aumentando.
Até as ambulâncias chegarem, táxis eram usados para socorrer os feridos.
Os relatos das testemunhas foram dando um quadro mais preciso sobre os ataques. Eles aconteceram em dois lugares.
O primeiro foi na área de chegada internacional. Um terrorista deu sete ou oito tiros com uma kalashnikov e depois se explodiu.
Outro ataque aconteceu do lado de fora, ao lado de um posto de controle da polícia, numa área onde quem chega ainda está dentro de veículos.
Alguns relatos no começo falavam de dois terroristas, mas autoridades confirmaram que eram três. A polícia teria trocado tiros com os autores do atentado.
O aeroporto Ataturk de Istambul é um dos três maiores da Europa, junto com o de Londres e o de Paris. Ele recebe 61 milhões de passageiros por ano. Todos os voos foram suspensos.
É um lugar com muita segurança, assim, um atentado ali teve a intenção de mostrar que nenhum lugar está protegido. Atacá-lo é uma maneira de atingir o coração da indústria de turismo da Turquia, pais que chegou a receber 37 milhões de turistas até que uma onda de atentados nos últimos meses, causou uma queda de quase 50% nesse número.
São cenas que o mundo volta a se deparar apenas três meses depois que terroristas do Estado Islâmico mataram mais de 30 pessoas no aeroporto de Bruxelas.
A Turquia vem sendo um alvo de terroristas do Estado Islâmico. E também de separatistas curdos. É uma dupla ameaça constante.
A polícia turca acusa os terroristas do Estado Islâmico pelos ataques.
Os separatistas curdos do PKK costumam atacar alvos do estado, principalmente a polícia. Mas um atentado num aeroporto tem mais a lógica, a assinatura do Estado Islâmico.
A Turquia faz parte da aliança de países que luta contra esse grupo. A crise na Síria e no Iraque, que fazem fronteira com a Turquia, e onde o Estado Islâmico está instalado, tornou a Turquia a tornou mais vulnerável. O presidente francês, François Hollande, nesta terça-feira (28) ofereceu ajuda da França. Paris, Bruxelas foram vítimas. Agora foi Istambul.
O presidente turco, Recep Erdogan, disse que o atentado teve o objetivo de enfraquecer o país usando o sangue e a dor de pessoas inocentes. Os ataques também motivaram declarações oficiais de repúdio das Nações Unidas e do Brasil.
Fonte: JN/G1
O Jornal Nacional começa a apresentar nesta segunda (28) uma série de três reportagens sobre um dos assuntos que dominaram as conversas e as preocupações dos brasileiros ao longo deste ano: a seca. As paredes de uma casa guardam uma história que começou a ser imaginada há exatos 100 anos. Foi o barulho do sertão […]
O Jornal Nacional começa a apresentar nesta segunda (28) uma série de três reportagens sobre um dos assuntos que dominaram as conversas e as preocupações dos brasileiros ao longo deste ano: a seca.
As paredes de uma casa guardam uma história que começou a ser imaginada há exatos 100 anos.
Foi o barulho do sertão que alimentou a imaginação de uma menina chamada Rachel. Ela tinha cinco anos de idade e o Ceará passava por uma das piores secas da sua história.
Tão trágica que 1915 passou a ser conhecido apenas por O Quinze. E naquela época a menina tinha dois olhos, um coração e janelas. Com o que viu, anos depois ela escreveu uma ficção muito próxima da realidade.
Um dos personagens era um homem chamado Chico Bento. Sem chances de sobreviver ali, ele pega uma mula, a família e resolve retirar-se. Uma viagem de 200 quilômetros a pé, de Quixadá até Fortaleza.
A saga do retirante e o livro “O Quinze” são hoje um patrimônio. E foram imaginados dentro de uma casa.
Cem anos depois, que segredos ainda existem nesse caminho? A partir de agora, a reportagem pisa nas pegadas de um personagem imaginário numa busca pela salvação, o maior impulso de vida.
Nada foi combinado, tudo acontece ao acaso. Quanto de 1915 ainda existe em 2015? Para responder essas perguntas começa agora O Quinze: Travessia.
Rachel de Queiroz descreveu o início do caminho assim:
“O chão, que em outro tempo a sombra cobria, era uma confusão desolada de galhos secos, cuja agressividade se acentuava ainda mais pelos espinhos.”
Hoje, a paisagem só muda quando se encontra um descampado que num próximo olhar se revela uma lagoa gigante sem gota d’água.
Por causa dela, acontece o primeiro encontro da reportagem.
“Tem hora que a gente num sabe mais o que faz da vida. Por que a gente é pai de família e você sabe, né? A gente sendo pai de família que cada dia que se passa a gente tem que arrumar o pão dos filhos, né? Se não arrumar aí o negócio fica feio”, conta o agricultor Idelfonso Cavalcanti.
Último recurso: Idelfonso põe abaixo a caatinga seca para plantar quando chover. Mas quem disse que chove?
“Essa lagoa no ano passado não pegou uma gota d’água. Não tem melhora aqui não. A melhora é essa aqui. A gente de sol a sol pelejando pra sobreviver e vê se a gente apronta um pedaço de chão pra poder no próximo ano Deus mandar um bom inverno e a gente tá aqui dentro né”, diz o agricultor.
O suor é só esperança, quem sabe ano que vem.
“Tem o sol quente, tem a lapada do cipó desce na cara o dia todinho que você vai levando, de vez em quando, vem uma lapada de um cipó desse. Muita gente que a coragem é pouca demais se aborrece, vai embora. E não enfrenta um negócio desse. A gente enfrenta porque graças a Deus a gente nasce com uma ponta de coragem porque, se não for, não enfrenta não”, desabafa Idelfonso Cavalcanti.
Se anda pouco hoje para encontrar o asfalto. Sendo assim tão fácil, por que resistir e ficar?
“Tô com 65 anos. Foi a pior seca que passei na minha vida. Foi Deus que mandou mesmo pra pessoa saber quem tem coragem de trabalhar”, diz Francisco.
JN: Por que?
Francisco: Só trabalha quem tem coragem, patrão.
Todos os dias Francisco leva e traz água para o gado, que não sobreviveria de outro jeito.
“Na idade que eu tô não é todo mundo que se atreve a trabalhar não. Eu trabalho porque acho bom. Meus filhos brigam comigo, mas eu acho bom trabalhar”, afirma Francisco.
Ela não sabe quantos anos tem, quantas secas já passou.
Para Izabel também tem asfalto, mas é como se ele não tivesse ali. ”Deus não mandou chuva pra gente”, lamenta a agricultora Maria Izabel Barbosa.
O açude de onde ela pegava água secou. Tudo em volta secou.
A batalha diária é para saber de onde vai tirar a água para beber. Arroz e feijão todo dia, só por causa da aposentadoria rural, porque a terra do quintal virou poeira.
“Não foi ainda este ano que a gente plantou e não deu nada. A pessoa quando tem raiva não sobe o sangue na cabeça? Pois é, é isso”, diz a agricultora.
Ficar e lidar com a terra vira uma batalha.
“Isso aqui no ano passado, num tempo desse, era tudo verdinho, tudo verdinho. Este ano por causa da seca que é grande, tá tudo seco e sem nada. Não tem nada. Nessas áreas de chão não tem nada. Tudo se acabando sem nada, mas tudo mesmo se acabando sem nada. Ninguém vê nada”, conta o agricultor Francisco José de Deus.
Francisco roçou, cavou, semeou, cuidou, mas na hora de colher: nada. “A coisa mais difícil que eu já vi na vida? Vou já lhe falar, sério. Foi essa seca que nós estamos nela. Nunca na minha vida eu vi passagem ruim como tem essa”, lembra Francisco.
Parece difícil imaginar o que faz o Francisco continuar e ficar. Numa paisagem como a que impressionou Rachel de Queiroz há 100 anos. Ela disse:
“As pobres árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas.”
Quem não pega a estrada ainda luta com a terra. É um ato de resistência. Só quem é forte e tem coragem consegue ficar.
“Viver é muito bom, rapaz. Viver é muito bom, é? É bom demais. Não tem coisa melhor no mundo do que o cabra viver. Viver é muito bom”, afirmou Francisco.
Fonte: JN/G1
Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) indica que 21,3 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe neste ano, o que equivale a cerca de 43% das 49,8 milhões de pessoas consideradas de risco para complicações por gripe no país. O objetivo do ministério é que pelo menos 80% desse público-alvo sejam […]
Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (3) indica que 21,3 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe neste ano, o que equivale a cerca de 43% das 49,8 milhões de pessoas consideradas de risco para complicações por gripe no país. O objetivo do ministério é que pelo menos 80% desse público-alvo sejam vacinados.
Para a campanha de vacinação, que vai até 20 de maio, foram adquiridas 54 milhões de doses da vacina que protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2016: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
Segundo o balanço, lideram a vacinação até o momento o Amapá (78,11%), Distrito Federal (64,7%), Goiás (63,5%) e São Paulo (61,6%).
Dentre os grupos prioritários de vacinação, os trabalhadores de saúde apresentam, até o momento, a maior cobertura, com 2,1 milhões de doses aplicadas, o que representa 53% dos profissionais a serem vacinados. Em seguida estão as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), com 5,7 milhões de vacinados (44,85%); 164 mil puérperas (44,7%); 8,9 milhões de doses em idosos (43%); e 797,8 mil doses aplicadas em gestantes (35,7%).
Com 70,5 mil doses aplicadas, 11,3% dos indígenas já foram vacinados. Mas como a vacinação deste grupo é feita em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS.
Neste ano, até 23 de abril, foram registrados 1.880 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 1.571 por influenza A (H1N1), sendo 290 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país).
Fonte: Bem Estar / G1
Com o objetivo de fazer uma ponte e facilitar a ligação entre o governo do estado, a Prefeitura do Recife e as instituições financeiras, uma delegação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), formada por três integrantes, está em Pernambuco. A visita também tem como meta reforçar parcerias técnicas, acompanhar novas descobertas e conhecer melhor as […]
Com o objetivo de fazer uma ponte e facilitar a ligação entre o governo do estado, a Prefeitura do Recife e as instituições financeiras, uma delegação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), formada por três integrantes, está em Pernambuco. A visita também tem como meta reforçar parcerias técnicas, acompanhar novas descobertas e conhecer melhor as formas de enfrentar as arboviroses.
Os representantes da organização se reuniram nesta terça-feira (3), na sede da Secretaria de Saúde do Recife. De acordo com a delegação, a entidade ajuda a traçar recomendações de cuidados com as crianças portadoras de microcefalia e pode mostrar como fazer o diagnóstico do vírus da zika e o controle do mosquito.
“Queremos mostrar também que temos a possibilidade de ajudar a criar alianças, parcerias com agências financiadoras. Estamos sempre dispostos a ajudar caso haja um doador interessado”, informou o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas e da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marcos Espinal.
O grupo desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife na noite da segunda-feira (2). Na manhã desta terça-feira (3), a delegação e um representante do Ministério da Saúde visitaram o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central da capital. No local, conversaram com médicos sobre os procedimentos que estão sendo feitos na instituição. Também houve visita ao Centro Aggeu Magalhães.
Na quarta-feira (4), o grupo acompanhará ações dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Em seguida, partirá para o Hospital Barão de Lucena, na mesma região. Os integrantes da Opas ficarão em solo pernambucano até quarta. Depois, seguirão viagem para a Paraíba e Pará.
Para o secretário estadual de saúde, Iran Costa, essa é uma oportunidade de consolidar a parceria e unir forças contra o Aedes aegypt. Ele observou a importância de encontro como este. “O intuito deles é saber a situação atual. O primeiro semestre é o momento mais difícil quando tratamos da epidemia. O que nós estamos vendo é uma diminuição no número de casos de zika, mas ainda uma presença bem importante no estado da chikungunya. Por isso, o fortalecimento desses laços é extremamente importante”, frisou.
Ressaltando que lições aprendidas no Recife serão compartilhadas com o resto do mundo, o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, está colocando o município como “cidade laboratório”. “Nós temos apresentado essa ideia. Estamos dispostos a testar novas tecnologias, novos métodos para combater o mosquito e essa presença da Opas e da OMS, certamente, é um caminho que nos coloca mais perto desses recursos”, acredita.
Números
O último boletim divulgado pel governo do estado, no dia 26 de abril, revelou que 4.183 novos casos suspeitos de arboviroses foram notificados em apenas uma semana. Desse total de notificações, 2.991 são de dengue, 796 da febre chikungunya e 198 do vírus da zika. Nesse período de sete dias, foram registradas no estado 1.029 confirmações a mais, a maior parte delas de dengue (1.004), seguida de chikungunya (18) e zika (7). Os dados integram o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (26).
Neste ano, de 3 de janeiro e 23 de abril, Pernambuco notificou 62.744 casos da dengue em 184 municípios e no distrito de Fernando de Noronha, com a confirmação de 10.115 deles. O último boletim da secretaria, divulgado no dia 20 de abril, registrou que 59.753 casos da doença estavam sendo investigados, dos quais 9.111 pacientes tiveram diagnóstico confirmado da doença.
Com relação às notificações de chikungunya, Pernambuco conta com 17.764 casos suspeitos, dos quais 389 foram confirmados e 446 descartados, em 169 municípios e em Fernando de Noronha. No boletim anterior divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, foram 16.968 notificações, com 371 confirmações.
Também foram notificados, em 142 municípios do estado e em Fernando de Noronha, 8.914 casos suspeitos do vírus da zika. Desses, 23 foram confirmados e 161 descartados. No último boletim da secretaria, foram 8.716 notificações e 16 confirmações.
Das 191 notificações de óbitos suspeitos pelas arboviroses, o número de mortes confirmadas pela febre chikungunya em Pernambuco se mantém em 12, assim como no boletim divulgado pela SES em 20 de abril. Foram sete óbitos no Recife e uma morte em cada um dos seguintes municípios: Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Vitória de Santo Antão, Timbaúba e Toritama. “Ainda há um óbito confirmado por dengue, no município de Caruaru, e duas mortes descartadas para as arboviroses. Os demais estão em investigação. Em 2015, no mesmo período, foram 20 óbitos suspeitos de dengue e 7 confirmados por dengue”, informa o boletim mais recente.
Fonte: G1
Identificada no Brasil há menos de um ano, a zika é uma doença ainda cercada de mistérios. Enquanto os casos se multiplicam e se espalham pelo mundo, cientistas correm para comprovar sua relação com outros problemas de saúde e pesquisar exames mais confiáveis, vacinas e métodos mais eficazes para eliminar seu principal vetor, o mosquito […]
Identificada no Brasil há menos de um ano, a zika é uma doença ainda cercada de mistérios. Enquanto os casos se multiplicam e se espalham pelo mundo, cientistas correm para comprovar sua relação com outros problemas de saúde e pesquisar exames mais confiáveis, vacinas e métodos mais eficazes para eliminar seu principal vetor, o mosquito Aedes aegypti.
Veja a seguir o que já se sabe e o que ainda falta descobrir sobre a doença, o vírus que a causa, suas formas de transmissão e seus efeitos no organismo.
O que é zika?
É uma doença causada por um vírus do gênero Flavivírus. Identificada pela primeira vez em 1947 em um macaco rhesus na floresta Zika, da Uganda, foi diagnosticada no Brasil em abril de 2015. Entenda neste vídeo interativo como a zika se tornou um problema de saúde pública.
Quais são os sintomas?
Os principais são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.
O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo, e cerca de 80% dos pacientes não têm manifestações clínicas. O que assusta é sua possível relação com outras condições mais graves, como microcefalia e síndrome de Guillain-Barré.
Para ler a matéria completa clique aqui.
Fonte: Bem Estar / G1
Após mais de vinte anos de revisão e dois anos de consulta pública, entrou em vigor, no dia 13 de abril, o novo Código de Ética Médica, o sexto reconhecido do Brasil. A solenidade de lançamento aconteceu em Brasília e contou com a participação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, além de representantes do […]
Após mais de vinte anos de revisão e dois anos de consulta pública, entrou em vigor, no dia 13 de abril, o novo Código de Ética Médica, o sexto reconhecido do Brasil. A solenidade de lançamento aconteceu em Brasília e contou com a participação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, além de representantes do Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e da Associação Médica Brasileira. O Código atualiza as regras e princípios que os profissionais de saúde devem seguir no exercício da profissão.
O texto havia sido aprovado, no dia 29 de agosto do ano passado, em São Paulo, durante uma reunião plenária, que contou com a participação de cerca de 400 delegados, entre conselheiros federais e regionais de Medicina, membros de sindicatos e sociedades de especialidades, além de representantes de várias entidades médicas.
O novo Código de Ética mantém a base do anterior e traz, entre as novidades, a discussão de temas atuais como as regras para reprodução assistida, manipulação genética e limites para a distanásia. Ele trata ainda de tópicos como direitos dos médicos, responsabilidade profissional, direitos humanos, relação com pacientes e familiares, doação e transplantes de órgãos, sigilo profissional, documentos médicos, ensino e pesquisa médica e publicidade.
O texto preserva, ainda, os princípios tradicionais que regem a prática médica, desde o juramento de Hipócrates: a honestidade e a dedicação do médico, sua obrigação de preservar a vida, de não prejudicar os doentes, mas sim respeitar seus interesses, sua privacidade e a confidencialidade.
A SBEM está fazendo uma consulta a alguns profissionais para que opinem sobre o novo Código de Ética. Participe, também, dando a sua opinião aqui no site da SBEM.
Fonte: SBEM
A obtenção do diploma de Medicina estará condicionada, a partir de 2020, à aprovação em uma avaliação dos estudantes, informou ontem o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas em caráter pedagógico a alunos dos 2º e 4º anos de faculdade; no 6º ano, porém, quem não atingir a nota de corte não poderá […]
A obtenção do diploma de Medicina estará condicionada, a partir de 2020, à aprovação em uma avaliação dos estudantes, informou ontem o Ministério da Educação (MEC).
As provas serão aplicadas em caráter pedagógico a alunos dos 2º e 4º anos de faculdade; no 6º ano, porém, quem não atingir a nota de corte não poderá se formar.
Cerca de 20 mil estudantes que ingressaram nos cursos de Medicina em 2015 já devem ser submetidos em agosto ao exame do 2º ano, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A medida responde a uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada em 2014 e estimava um prazo de dois anos para sua implementação.
A norma do CNE foi aprovada após discussões envolvendo a Lei 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, e previa aumento no número de vagas de residência – para tanto também se propôs a obrigatoriedade de uma parte do estágio ser cumprido no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) será um componente curricular obrigatório e os alunos e as instituições que não se inscreverem ou não participarem estarão sujeitos a “penalidades” que ainda não foram definidas.
O conteúdo da prova será nos moldes do Revalida – exame que certifica diplomas médicos expedidos por instituições estrangeiras para que passem a valer também no Brasil.
“Isso vai permitir que as escolas de Medicina acompanhem a evolução de seus alunos e trabalhem para melhorar seu processo de formação”, disse o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, da subcomissão do Revalida.
No ano final, além de uma prova de conhecimentos médicos, haverá uma segunda etapa que avaliará as habilidades clínicas do formando.
O governo criou ainda uma Comissão Assessora da Avaliação, com participação do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A comissão poderá definir também se a avaliação aplicada aos estudantes contará para avaliar cursos de Medicina.
Procurado, o CFM informou que, apesar de desconhecer evidências científicas que comprovem a eficácia da aplicação de exames do gênero, apoia a análise. “Esta é a única opção que possibilita a correção de rumos no processo de formação.”
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “o exame possibilita que problemas sejam corrigidos ao longo da formação do aluno, que terá um parâmetro para saber como está se saindo”. “Vamos ter um salto de qualidade.”
A nota de corte final vai variar de acordo com a prova.
O escore é definido da seguinte maneira: um painel de educadores médicos, que não participaram da elaboração do exame, se debruça sobre as duas etapas do exame e, com base em seu conteúdo, estabelecem o porcentual de acertos esperados para um aluno considerado “médio”.
Além da residência médica, outros programas de pós-graduação podem optar por considerar a nota. A reprovação também impossibilitará a solicitação de registro profissional.
Fonte: Exame
O MEC (Ministério da Educação) apresentou na tarde desta terça-feira (3) a segunda versão da Base Nacional Comum, um currículo nacional que vai estabelecer os conhecimentos essenciais que todos os alunos do País devem ter durante o período escolar. Em 2015, a primeira versão do texto começou a ser elaborada e foi apresentada em setembro. Depois […]
O MEC (Ministério da Educação) apresentou na tarde desta terça-feira (3) a segunda versão da Base Nacional Comum, um currículo nacional que vai estabelecer os conhecimentos essenciais que todos os alunos do País devem ter durante o período escolar. Em 2015, a primeira versão do texto começou a ser elaborada e foi apresentada em setembro. Depois disso, foi aberta a fase de consulta pública — ao todo, foram registradas mais de 12,2 milhões de contribuições. Com base nisso, o MEC produziu a segunda versão do texto.
Entre as novidades apresentadas nesta tarde em cerimônia realizada em Brasília, foram destacadas mudanças nas áreas de língua portuguesa e história — especialistas apontavam lacunas na parte de literatura portuguesa e criticavam a ausência de gramática, além de ver a necessidade de ampliar a parte de história mundial da Base.
De acordo com Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) ouvida pelo R7 após a divulgação da nova versão, essas duas áreas tiveram seus textos melhorados.
— Em história houve a inclusão da história ocidental. A parte de história antiga, medieval constava pouco na primeira versão, que estava muito centrada só na história do Brasil.
Agora, a proposta é manter os conteúdos de história africana e indígena que já estavam no projeto, mas ampliar as partes relacionadas à história ocidental.
Na área de língua portuguesa, Anna destaca que os objetivos de aprendizagem em cada fase da vida escolar foram melhor definidos e que os conteúdos que serão tratados na área também foram melhorados já que se aproximaram ao que os professores estão acostumados a trabalhar em sala de aula. A ausência de gramática, ponto que estava falho na primeira versão, também foi melhor contemplado agora, segundo ela.
— A divisão das áreas ficou mais próxima. Oralidade, leitura, escrita, conhecimentos sobre a língua e norma da língua. Na versão anterior não era essa a divisão. Vale lembrar que a gramática entra nessa parte de conhecimentos sobre a língua e norma da língua, que é um ponto que foi aperfeiçoado.
Além disso, a parte de literatura brasileira ganhou mais espaço.
— Não desconsideraram a literatura regional, brasileira, que são importantes, mas estabeleceram um diálogo com a literatura ocidental e portuguesa. A solução me pareceu interessante, abriu uma perspectiva interessante
De acordo com o MEC, o documento será mais uma “ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de educação básica do País”. Antes da versão final, ainda haverá a realização de seminários estaduais e o texto apresentado hoje passará por novas alterações.
Fonte: R7
23/11/18
Reunião final para confirmação do local de prova, entrega de camisas, squeezes e alinhamento final – sala 301, 19h às 20h40
(a confirmar)
Simulados online
12/09/18
Simulado 02 – presencial, sala 504, 19h às 22h30
10/09/18
Oficina de atualidades de 19h às 22h30
06/09/18
Confirmação do cadastro e preenchimento do questionário do estudante, laboratório de informática, de 19h às 20h40
14/08/18
Feedback sobre simulado 1, sala 301, de 20h55 às 22h30